Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Palestra - Megatendências s/s 2011

Eu fui na feira que estava rolando em São Paulo, a couro moda e a sp prêt-a-porter e já que lá e mais para lojistas e compradores eu fui mesmo pra ver o que rolava nelas e conferir as palestra cujo temas me chamaram a atenção.

Tudo lá e bem organizado e cheio de seguranças e pessoas simpáticas. Vi muitas coisas bonitas e por sorte ou não elas não estavam a venda no varejo.
A primeira palestra foi com a editora do stylesight.que é um site de tendência de moda cheio de boas referências e bem conceituado no mercado com mais de 3.000 clientes por todo o mundo. 
O assunto era sobre as megatêndencias da primavera/verão e ela apresentou com muitas referências de imagens, artistas, filmes, fotógrafos e desfiles. As tendências foram apresentadas em 5 tópicos: Flor do Deserto (Desert Bloom) , Pop Haus, Swan Lake, Twisted Lady, Disco Exótica.





A tendência da Flor do Deserto vem ilustrado com obras de Georgia O'Keeffe.
 Esse estilo e bem rústico sofisticado que bebe na fonte dos anos 70 com referências um pouco ripongas, explorando os volumes fluidos. As construções do tricot, crochê e macramê são bastante exploradas. As peças chaves são as túnicas, camisas básicas, macacões que como os vestidos são somente uma peça elevam a praticidade e a simplicidade na hora de se vestir, saias rodadas e longas com ar despojado e refrescante. O jeans que nunca sai de moda vem sem lavagem e com a cintura marcada, calças mais curtas, os vestidos são tubinhos e minimalistas. As mangas quimonos são práticas e tem ótimo caimento. Os terninhos para as mulheres mais poderosas vêem combinandinho e também ganham versões bem mais despojadas como Sonia Rykiel fez. 

Sonia Rykiel Spring 2011 Ready-to-Wear
Sonia Rykiel primavera 2011

A cartela de cores é inspirada no céu e na terra, na paisagem da Califórnia e dos deserto.

Pop Haus que bebe na fonte da Pop Art e da escola bauhaus ganha um mix prático e divertido. As formas simplistas ganham uma história em quadrinhos com estampas e padronagens coloridas. 
Prada Primavera 2011

Tal influência vem dos anos 20, época que bomba a arte moderna por todo o mundo e muda todo o comportamento libertando as mulheres de seus espartilhos.
Essa tendência vem carregada de materiais e modelagens mais esportivas como a roupa de mergulho com seu neoprene e suas mangas raglan
Marni Spring 2011 Ready-to-Wear
Marni Primavera 2011

As jaquetas com pegadas de motociclistas e as calças de ginástica ou de ciclista que vem recheada de cortes. O bauhaus body é a proposta do vestido ajustado porém não apertado que nem o bandage, ele mostrando as curvas sem marcar. O vestido tubinho vem acompanhado de grafismos e coloridos. A tendência ganha um ar de punk futurista tipo a Melina de passione que já andava com seu capacete e suas roupas da família Lourenço e cia.
A Marni acompanha a tendência fazendo peças blocadas

Marni Spring 2011 Ready-to-Wear
Marni Primavera 2011

Swan Lake que e o filme de natalie portman que vai enche o saco durante um bom tempo que nem a onda da Alice. E o filme ainda vai demora um tempinho para estreia no Brasil (4 de fevereiro)


Mais uma onda bailarina volta que vem acompanhadas de cores bem suaves e pastéis e mais um cinza carvão. Muito tutus, sapatilhas, fitas , laços e coques mais a atitude inocente e doce que acha seu lado negro.
Muita transparencia com fios fantasias em construções de malhas e tricôs. A silhueta ganha a forma de coluna que alonga e valoriza a mulher com seus drapeados. A camisola com decotes profundos e corpetes sem estruturas metálicas cheios de cortes que se tornam base para sobreposições de peças mais transparentes que trazem a tona seu lado mais sensual à mulher.
É uma tendência romântica com babados, rendas e bordados.
As saias longas vem trasparentes após o comprimento de mini saia
E as calças denominadas pijamas pants com suas modelagens bags, mais ajustadas ou mais curtas.

Twisted lady é a feminilidade clássica adicionado com atitude exêntrica inspirado em personalidades como Coco Chanel, Íris Apfel, Anna Biaggi e Tavi a bloggueira. 


Tem a estética da fotografia de Tim Walker e do filme Grey Gardens de 1975

As estampas sai do tradicional e vem com cores mais ácidas e povocantes, é a doce loucura. Amarrações no pescoço e peter pan collar são indispensáveis. Há também a estética do visual Preppy do contry club, um pouco dos cowboys e o mix de estampas. Tem a saia lápis que vem bem colorida, o volume das saias dos anos 50, shorts com vários comprimentos, a alfaiataria presente nas calças mais curtas. A silhueta ampulheta super feminina e os looks bem divertidos. A jaquetas dão quadradas e óculos de gatinho.


Disco exótico é a decadência dos anos 70. Época que o studio 54 bombava. A estética de baseia nos looks para frequentar o club mais hype daquela época que vem com uma dose extra de brilho e glamour.

A cartel de cores e inspirada nas gemas preciosas com turquesa, dourado e rosa.
O micro top com a cintura alta, os macacões com cintos amarrados na cintura, frente única, silhueta tulipa e as t-shirts. Calça carrot, calça boca de sino,  em tecido plano são pecas chaves. Tecidos com brilhos como o tafetá o cetim e a seda ganham destaque. O vestidos são bem fluidos com influÊncias das camponesas e a mistura de estampas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário