Ontem rolou uma palestra na minha faculdade (Santa Marcelina) com Walter Rodrigues que é o coordenador do núcleo de design da assintecal a palestra faz um preview da feira inspira mais que acontece no final de julho.
O material da palestra que é tipo uma fanzine vai estar disponível no site a da assistencal.
Walter tenta passar tendência para daqui 3 estações para o setor coreiro e atacadista.
Mas eu achei os temas meio batidos já. Coisas que eu já vi rolando lá fora e aqui. Mas... como o mercado brasileiro é um pouco atrasadinho e sempre se baseia no que rola lá fora e dificilmente/nunca cria tendências globais, aqui vai o que foi passado na palestra.
As referências servem para todos os setores têxtil.
A assitencal também tem um blog coordenado por Jefferson de Assis. O inspira blog apresenta tendência dando ênfase de cores, formas, acabamentos e textura.
O estilista defende os Blogs de rua como uma fonte de referências e inspiração que mostra os jovens e ele também aborda o fato da juventude estar mudando o mundo com suas novas atitudes e
comportamentos.
Com isso foi mostrado o vídeo "we all want to be young":
Esse vídeo que rodou o mundo, argumenta e documenta muito bem sobre o assunto que tanto vem sendo falado como a geração dos milleniais e como essa mudança de comportamento esta influenciando a moda.
Kitsune maison 9
Há um grande movimento de querer se vestir bem, os jovens estão deixando um pouco de lado as peças básicas e procurando mais peças de qualidade e design inovador, com detalhes mais experimentais.
"Chic nunca esteve tanto em voga"
A palestra mostra 3 conceitos
Conceito 1:
-Mostra o rock n'roll que nunca sai de moda e é mostrado bem claro no filme "the runaways". Filme sobre a primeira banda de rock formada por garotas nos anos 70. A banda chama a atenção das pessoas por seu estilo e atitude.
- o Zombie Boy que ficou famoso no mundo inteiro com a campanha do Mugler
Vale lembrar tambem que no desfile do Alexandre Herchcovitch Out/Inv 2010
isso mostra uma nova maneira de reconstruir o corpo e ver ele de outra maneira.
Esse tema tambem me lembra o que o Pierri Cardin disse numa entrevista lá no programa Altas Horas quando o Apresentador perguntou o que ele espera do futuro, Pierri respondeu que acha que no futuro as pessoas poderão usar a tatuagem com roupa.
-Valorização do macabro
Fumie Sasabuchi
Theo Jassens
Há uma ideia da decadência com o Comme de Garçons
O Filme discurso do rei também mostra essa ideia , que é a história da Aristocracia que se veste bem mas meio polido com um cenário meio decadente como a parede do doutor.
O Cinema passa a ser mais importante que a tv por ser mais sofisticado.
Contraste no Filme do dior man ao mesmo tempo que o modelo veste roupas estruturadas e finas, ele dorme e sonha com coisas mais urbanas e juvenis.
O novo estilista Alexandre Plokhov apresenta uma coleção de roupas masculinas com cortes diferenciados.
Referências nos blogs
-Tommy ton
-jak and jil
-Anna Dello Russo
-Trendland
Referência de desfile
Givenchy Haute Couture verão 2011
Toda a sustentação da roupa esta evidenciado na roupa.
A cartela de cor tem tons mais terrosos e de temperos, verde limão pra quebrar a intensidade seca e um azul céu.
Conceito 2
- Fala das culturas que não são influenciadas pela moda ocidental.
Seja no jeito de amarrar uma peça e como ela toma a estrutura do corpo.
Cada pais e cultura tem uma construção bem rígida do seu vestuário.
Pense em como essas normas rígidas de pensar,consumir e produzir influenciam no nosso dia-a-dia.
- O conceito do desfile do Tom Ford verão 2011 que proíbe a entrada da imprensa em sua sala de desfile, a torna intimistainternet ela pode esperar o tempo normal.
Ver trabalhos de:
Flavita Valsani
Yvan rodie
-Androgenia também e um tema que e abordado pela Balenciaga
Com a Gisele.
e tem até um editorial na Vman
Anna Dello Russo:
The Man Who Fell To Earth - David Bowie
-Austeridade é algo que traz limpeza.
As Formas rígidas dos uniformes e materiais específicos.
-Encaixes
Studio Glithero faz vários vídeos mostrando o processo criativo das coisas.
O processo as vezes é mais legal do que o resultado.
Projeto prospecção da concepção do projeto.
"Para envolver é preiso se reinventar o que já foi feito"
Cartela de cores tons neutros sustentados por cores mais fortes.
Preste atenção nos novos caminhos, novas conexões e nos novos relacionamentos.
-Fácil acesso que a internet te propõe como conhecer todos os museus com o Google Art, Se vestir como o Google and more.
-Novas parcerias. Fast-Fashion com Maisons.
-Influencers
-Hello sandwich
Newyork new york wind city
-Phanton band
Gd qnd top
Documentario influencers
Hermano Silva
"Imagens poderosas e poéticas são visões únicas"
Cartela de cores bem pastelada com o verde limão e o azul marinho que acentua.
A palestra foi muito boa e me fez querer olhar mais para movimentos mais sutis coisas que estão acontecendo e estão tomando as pessoas aos poucos.
O mais legal é que minha facul está patrocinando algo com o Inspira mais. Isso valoriza nosso espaço e dá mais abertura para nossos alunos.
Se preparem para o Fórum de Inspirações que vai rolar do dia 26 a 28 de julho.
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